5.5.11
José Almeida Pereira/ Salão Veneza
“POR ALGUNS FIOS”
Quando mostrei à Ana Luandina que trabalhos ia apresentar no evento “Troca-se por arte”, organizado pela mesma e pela Paula Lopes, de imediato me perguntou como ligava os dois elementos da instalação programada para a montra do estabelecimento “Salão Veneza” (um tradicional e belíssimo cabeleireiro e barbearia na baixa do Porto).
A minha resposta foi: “pelos cabelos”.
“Pelos cabelos” é o título do vídeo em loop de um minuto e vinte e um segundos que estará numa das vitrinas do Salão Veneza. Neste curto tempo de filme foi feita uma edição de footage “emprestado” ao Youtube. As imagens registam uma ginasta suspensa no ar por um cabo amarrado aos seus cabelos longos, vê-mo-la movimentando o corpo em vórtice e em diferentes coreografias, sempre com a sua coluna vertical a servir de eixo dos seus próprios rodopios.
A intervenção “Por alguns fios” é completada com a obra “Sem escudo”, constituída por uma ventoinha eléctrica caseira em funcionamento à qual está anexada uma bandeira da nação portuguesa em tecido sintético. Nesta última o lugar correspondente à representação do escudo de armas de Portugal é recortado e apartado.
Ambas as peças enfatizam a repetição de movimentos contínuos e a tensão da suspensão, das coisas representadas, por filamentos - linhas frágeis, praticamente invisíveis a média distância quando analisadas isoladamente - sejam elas as fibras do tecido que compõe o estandarte da nação, ou os cabelos de um corpo capaz de se suportar em acrobacia pelos seus limites infimamente delicados.
Abril 2011
José Almeida Pereira
Obras:
Pelos Cabelos
Vídeo, DVC-PAL 16x9, cor, sem som, 1’21’’(loop)
2011
Sem Escudo
Bandeira de Portugal recortada, ventoinha eléctrica
Dimensões variáveis
2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário