Projeto artístico de intervenção pública

3ª edição - 23 a 28 de Julho 2012

TROCA-SE POR ARTE

Troca-se por arte é um projecto de divulgação da cidade e dos nossos artistas, em colaboração com os proprietários das lojas de comércio tradicional da cidade invicta. O objetivo é mostrar alguns artistas que consideramos promissores e talentosos e durante uma semana deslocá-los do circuito regular da arte. Durante esse Período as montras das lojas transformam-se em galeria aberta. Esta acção não tem fins lucrativos e só vem tentar dinamizar o comércio e fazer com que o público se atente mais com a arte, a arquitectura, e com a noção de cidade viva.

-

Troca-se por Arte is a project to make the town and our artists known to the public, in cooperation with traditional trade shop owners in the town. The aim is to show some of the artists we consider promising and talented and, for une week, move them from the regular art circuit. During that period of time the windowshops become an open gallery. This is a non-profit event and its only purpose is to try to bring some dynamics to commerce and draw people's attention to art, architecture, and to the idea of a lively town.

-

Troca-se por Arte est un projet de divulgation de la ville et de nos artistes, en collaboration avec les propriétaires des vitrines des commerces tradicionaux de la ville de Porto. L'objectif est de montrer certains artistes que nous considérons prometteurs et talentueux, et, durant une semaine les déplacer du circuit régulier du marché de l'art. Durant cette période les vitrines des boutiques se transformeront en gallerie ouverte. Cette action sans but lucratif, vise dynamiser le commerce et capter l'attention du public sur l'art et l'architecture, soulignant la notion de ville vivante.


16.4.10

Alcina Manuela Carneiro /araujo & sobrinho
Não Falo +

"e porque o envelope que não chega a nenhuma das caixas do correio simboliza o teu silêncio, eu pego em envelopes vazios, uns atrás dos outros e costuro as palas de cada um, fechando-os, calando-os.
São envelopes que só por sí transportam nada, mas não satisfeita
eu fecho-os para impossibilitar ainda mais a comunicação.
Ou seja, comunicar nada. "
Não Falo + é a manifestação de um desejo e o auto-convencimento, através da repetição de um acto, de querer o contrário. O trabalho de costurar 1200 envelopes vazios, mais do que uma tarefa inúti tornou-se numa missão, que só se completa com a colocação destes objectos agrupados em diversos espaços. Assim sendo, parte da missão é a montagem e desmontagem da instalação, no prolongamento do acto repetitivo. Inserido no projecto Troca-se por Arte, Não Falo + inicia a sua digressão.

Bio
Licenciada em Artes Plásticas - Escultura no ano de 2006, pela FBAUP. Em 2004 inicia a sua parceria com a editora discográfica Bor Land, na elaboração de capa das edições e packagings manuais para CD. No mesmo ano torna-se membro do grupo Identidades, tendo participado em diversas actividades e intercâmbios. Desde 2006 desenvolve o projecto de arte portátil, na elaboração de objectos/acessórios a partir de ilustrações. Cria para o designer de moda, Ricardo Andrez, ilustrações para tecidos e objectos escultóricos para a apresentação das colecções em passerele, (p)Layers A/W09 - Moda Fad/Low Cost Barcelona e DREAMERS S/S10 Cibelles Madrid Fashion Week. Em Outubro de 2009 apresentou na Gesto Cooperativa Cultural a exposição "Caderno Diário". Neste espaço e em parceria com Adriana Oliveira e Mónica Faria, tem vindo a dinamizar as montras, no projecto recentemente intitulado Mon(s)tra. Frequenta o Mestrado de Desenho e Práticas de Impressão na FBAUP e desenvolve o projecto Caderno Diário. Vive e trabalha no Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário