Projeto artístico de intervenção pública

3ª edição - 23 a 28 de Julho 2012

TROCA-SE POR ARTE

Troca-se por arte é um projecto de divulgação da cidade e dos nossos artistas, em colaboração com os proprietários das lojas de comércio tradicional da cidade invicta. O objetivo é mostrar alguns artistas que consideramos promissores e talentosos e durante uma semana deslocá-los do circuito regular da arte. Durante esse Período as montras das lojas transformam-se em galeria aberta. Esta acção não tem fins lucrativos e só vem tentar dinamizar o comércio e fazer com que o público se atente mais com a arte, a arquitectura, e com a noção de cidade viva.

-

Troca-se por Arte is a project to make the town and our artists known to the public, in cooperation with traditional trade shop owners in the town. The aim is to show some of the artists we consider promising and talented and, for une week, move them from the regular art circuit. During that period of time the windowshops become an open gallery. This is a non-profit event and its only purpose is to try to bring some dynamics to commerce and draw people's attention to art, architecture, and to the idea of a lively town.

-

Troca-se por Arte est un projet de divulgation de la ville et de nos artistes, en collaboration avec les propriétaires des vitrines des commerces tradicionaux de la ville de Porto. L'objectif est de montrer certains artistes que nous considérons prometteurs et talentueux, et, durant une semaine les déplacer du circuit régulier du marché de l'art. Durant cette période les vitrines des boutiques se transformeront en gallerie ouverte. Cette action sans but lucratif, vise dynamiser le commerce et capter l'attention du public sur l'art et l'architecture, soulignant la notion de ville vivante.


15.4.11

Pandora Complexa/ Café Ceuta

Júlio Dolbeth e Rui Vitorino Santos





Pandora Complexa
assume-se como um projecto colectivo de Júlio Dolbeth e Rui Vitorino dos Santos, ambos residentes no Porto.

Tudo começou com a ideia de criação de uma personagem embaixatriz para um diário gráfico. No início sem premissas delimitadas do que poderia acontecer, pensámos na ideia de construir uma fanzine. A facilidade de publicação online, tornou o projecto possível a uma escala mais alargada e de custo de produção quase zero.

O nome Pandora, para uma possível personagem feminina, foi uma opção, pela sua versatilidade de compreensão em várias línguas, com um reconhecimento  universal numa cultura ocidental. Não havia necessidade de tradução. Complexa, em português, pela proximidade linguística, também seria facilmente interpretado em vários idiomas. A partir daqui existia uma personagem, Pandora, que seria Complexa. 

Por vezes não existe narrativa, nem qualquer relação entre o desenho da direita e o desenho da esquerda, outras vezes a ligação acidental que acontece é bastante divertida. Os desenhos não discutidos previamente, nem são feitos story-boards. Os desenhos fluem livremente como um acto ritual diário.
Uma pequena história:
começou a 22 junho de 2006.
temos 1439 posts, 2878 desenhos.

2878 desenhos = 1439 dias = 48 cadernos canson A5 90 g/m2 = 62,58 m2 de papel = alguns metros cúbicos de madeira = 10 tinteiros de tinta da china preta da pelikan = 27 canetas de tinta da china preta = 19 pincéis 0000 cotman da winsor and newton = 7 gb armazenados em disco = 2 festas no passos manuel = um livro publicado na plana press = uma exposição na esap de guimarães = uma exposição na fabrica de lisboa = uma exposição na gesto no porto = uma exposição na todo junto em barcelona = um eléctrico pintado no porto = uma galo de barcelos pintado = uma colecção de copos de vinho do porto para a porto ferreira = alguns desenhos vendidos = muitos desenhos oferecidos = uma parede de uma casa pintada na rua da alegria = umas la.gas dos krvkurvas ilustradas = montras ilustradas da papélia no porto = uma colecção de t-shirts = uma exposição na galeria conceito x em braga = uma exposição nas feiras francas = montras da joalharia machado = mostras da sisley milão e florença = várias conferências sobre o projecto = muito trabalho e paciência diária.

Sem comentários:

Enviar um comentário