Projeto artístico de intervenção pública

3ª edição - 23 a 28 de Julho 2012

TROCA-SE POR ARTE

Troca-se por arte é um projecto de divulgação da cidade e dos nossos artistas, em colaboração com os proprietários das lojas de comércio tradicional da cidade invicta. O objetivo é mostrar alguns artistas que consideramos promissores e talentosos e durante uma semana deslocá-los do circuito regular da arte. Durante esse Período as montras das lojas transformam-se em galeria aberta. Esta acção não tem fins lucrativos e só vem tentar dinamizar o comércio e fazer com que o público se atente mais com a arte, a arquitectura, e com a noção de cidade viva.

-

Troca-se por Arte is a project to make the town and our artists known to the public, in cooperation with traditional trade shop owners in the town. The aim is to show some of the artists we consider promising and talented and, for une week, move them from the regular art circuit. During that period of time the windowshops become an open gallery. This is a non-profit event and its only purpose is to try to bring some dynamics to commerce and draw people's attention to art, architecture, and to the idea of a lively town.

-

Troca-se por Arte est un projet de divulgation de la ville et de nos artistes, en collaboration avec les propriétaires des vitrines des commerces tradicionaux de la ville de Porto. L'objectif est de montrer certains artistes que nous considérons prometteurs et talentueux, et, durant une semaine les déplacer du circuit régulier du marché de l'art. Durant cette période les vitrines des boutiques se transformeront en gallerie ouverte. Cette action sans but lucratif, vise dynamiser le commerce et capter l'attention du public sur l'art et l'architecture, soulignant la notion de ville vivante.


16.4.10

Adriana Oliveira e Katerina Marková / O Buraco
RASGA O HÁBITO. FAZ-TE AO BIFE!


Impressão fotográfica 822mm x 1250mm

Em 1974, ano do nascimento da sua primogénita Michala, Borislav recebeu de Eva, sua primeira mulher, um poster que ela comprara durante uma viagem ao Canadá. O poster tinha a fotografia de uma mulher de costas para a câmara sentada sobre os próprios joelhos olhando para trás por cima do ombro. Usava apenas um chapéu de vaqueira e no corpo nu estavam desenhadas a negro as várias secções de corte da carne, com os respectivos nomes. Em título lia-se BREAK THE DULL STEAK HABIT. Anos mais tarde, Hana a sua segunda mulher encontrou-o guardado numa gaveta e pendurou-o na parede por cima da mesa da sala de jantar. Katerina, única filha de Hana e Borislav, cresceu nessa casa e usava diariamente a mesa de refeições. Tinha 11 anos quando os pais se separaram, e viu o poster partir juntamente com o pai, para outra casa. Borislav faleceu de morte súbita em 2007, os seus bens foram divididos pela família e o poster voltou às mãos de Eva, que o colou numa parede de sua casa. Michala herdará o poster de sua mãe.
Em 2010, Katerina conseguiu finalmente encontrar um livro com informação sobre o póster. A imagem foi realizada em 1973 pelo Studio One em Norristown, na Pensilvânia (USA).

Bios

Katerina Marková
Nasceu em 1985 em Praga, actualmente vive e trabalha no Porto.
Licenciou se em Design Visual na Faculdade de Arte e Design da Universidade do J. E. Purkynrina República Checa, estuda em Mestrado em Multimédia na Faculdade de Engenheria da Universidade do Porto. No seu trabalho procura unir útil com agradável e conjugar meios analógicos com os meios digitais. Colaborou com Adriana Oliveira, editora Albatros Praha, British Council Prague, Gabriela Vaz-Pinheiro, José Carneiro, Miguel Carvalhais, editora Olympia Praha, Tereza Matyáriová e os Zelig, entre outros.
Os trabalhos dela podem ser vistos em http://kat.krasavice.org.

Adriana Oliveira
Adriana vive e trabalha entre o Porto e Miramar.
Nasceu e cresceu em Paços de Brandão, uma pequena vila 30 Km a sul do Porto.
Estudou fotografia na Escola Superior de Artes do Porto onde se formou
em 1997 e desde então dedica-se à fotografia entre muitas outras coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário