15.4.11
Miguel Flor e Nuno Paiva/ Garagem do comércio do Porto
Após a sua formação pela Academia de Moda (Porto), Miguel Flor ganha projeção no concurso Sangue Novo promovido pela Moda Lisboa no ano de 1996, arrecadando o 1o prémio que o conduziu a um estágio em Paris num dos mais importantes gabinetes de tendências, o Studio Peclers. Aproveitando a estadia resolve candidatar-se a um estágio com o designer Martin Margiela. Três meses depois foi convidado a integrar a equipa Maison Martin Margiela e aí permaneceu quase um ano.
Com a intenção de desenvolver a sua marca própria regressa a Portugal e começa a apresentar semestralmente na Moda Lisboa a sua coleção de homem, recebendo imediatamente uma série de prémios, assim como o reconhecimento do público e da imprensa especializada.
No inicio de 2001, numa perspectiva de internacionalização, volta a Paris, desta vez para desfilar na semana de Prêt-à-Porter masculino com a coleção Outono Inverno 01 02, considerada pela imprensa Francesa uma revelação: “O designer conceptual Português e um dos 4 da estação” (Revista Max Mode/França) ; “Mais cerebral, Miguel Flor desenha o vestuário masculino reestruturando a sua base clássica” (Journal Liberation/França).
Através da participação em feiras e showrooms tais como o Workshop e o Casabo, conquista a notoriedade internacional consolidando uma carteira de clientes em Tokio, Paris e Londres.
Em 2002 decide fazer uma pausa no desenho da coleção com a sua assinatura para se dedicar a outros projetos, continuando porém envolvido no design de moda, desta feita em projetos ligados à industria (Balzac, Torre, Vicri), figurinos para teatro e performance, fardamento, ensino (Academia de Moda, Porto), exposições, workshops e outros eventos.
No ano de 2010 foi o designer convidado nos eventos Fashion 4 You promovidos pelo grupo Sonae Sierra e um dos Fashion Experts no movimento Por Um Portugal Mais Fashion. Cria a linha de sapatos em parceria com a Eureka - Miguel Flor for Eureka e começa a fazer a coordenação da plataforma Bloom inserida na 27ª e 28ª edição do Portugal Fashion,
Atualmente é professor da disciplina de Design de Moda do 3º ano da licenciatura de Moda da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
Nuno Paiva, licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa em 1999, tem desenvolvido um percurso profissional maioritariamente nas áreas de urbanismo e reabilitação urbana. Dos trabalhos de arquitectura destaca-se a Biblioteca Municipal Maria Keil, em Lisboa, e a Loja Wrong Wheather, no Porto. Em paralelo participou em exposições colectivas com os seguintes trabalhos:
Abril de 2010
“Sem Loiça” instalação + fotografia, integrada na exposição colectiva “Licença para afirmar” / Fundação / PORTO
Fevereiro de 2008
“All the world loves lovers” peça/instalação em co-autoria com Miguel Flor, integrada na exposição colectiva “ NOTE IT! DO IT!” / Pedras & Pêssegos / PORTO
Setembro e Outubro 2005
“Desperdix” customização de um blusão para a marca “Nike” em co-autoria com Miguel Flor, integrada na exposição colectiva “CUSTOMIZED PAPER JACKET"/ BARCELONA e LISBOA.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário