15.4.11
Pandora Complexa/ Café Ceuta
Júlio Dolbeth e Rui Vitorino Santos
Pandora Complexa
assume-se como um projecto colectivo de Júlio Dolbeth e Rui Vitorino dos Santos, ambos residentes no Porto.
Tudo começou com a ideia de criação de uma personagem embaixatriz para um diário gráfico. No início sem premissas delimitadas do que poderia acontecer, pensámos na ideia de construir uma fanzine. A facilidade de publicação online, tornou o projecto possível a uma escala mais alargada e de custo de produção quase zero.
O nome Pandora, para uma possível personagem feminina, foi uma opção, pela sua versatilidade de compreensão em várias línguas, com um reconhecimento universal numa cultura ocidental. Não havia necessidade de tradução. Complexa, em português, pela proximidade linguística, também seria facilmente interpretado em vários idiomas. A partir daqui existia uma personagem, Pandora, que seria Complexa.
Por vezes não existe narrativa, nem qualquer relação entre o desenho da direita e o desenho da esquerda, outras vezes a ligação acidental que acontece é bastante divertida. Os desenhos não discutidos previamente, nem são feitos story-boards. Os desenhos fluem livremente como um acto ritual diário.
Uma pequena história:
começou a 22 junho de 2006.
temos 1439 posts, 2878 desenhos.
2878 desenhos = 1439 dias = 48 cadernos canson A5 90 g/m2 = 62,58 m2 de papel = alguns metros cúbicos de madeira = 10 tinteiros de tinta da china preta da pelikan = 27 canetas de tinta da china preta = 19 pincéis 0000 cotman da winsor and newton = 7 gb armazenados em disco = 2 festas no passos manuel = um livro publicado na plana press = uma exposição na esap de guimarães = uma exposição na fabrica de lisboa = uma exposição na gesto no porto = uma exposição na todo junto em barcelona = um eléctrico pintado no porto = uma galo de barcelos pintado = uma colecção de copos de vinho do porto para a porto ferreira = alguns desenhos vendidos = muitos desenhos oferecidos = uma parede de uma casa pintada na rua da alegria = umas la.gas dos krvkurvas ilustradas = montras ilustradas da papélia no porto = uma colecção de t-shirts = uma exposição na galeria conceito x em braga = uma exposição nas feiras francas = montras da joalharia machado = mostras da sisley milão e florença = várias conferências sobre o projecto = muito trabalho e paciência diária.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário